quarta-feira, 5 de março de 2014

Uma Noite em Nova Iorque

















Autor: Tiago Rebelo
Editora: Edições ASA
Nº Páginas: 184
ISBN: 9789892313764

Sinopse:
Uma Noite em Nova Iorque é uma complexa história de encontros e desencontros, promessas e desilusões; mas também uma história de descoberta e de esperança, que reflecte o dilema dos protagonistas divididos entre duas forças poderosas: a obrigação de perpetuar uma união que já não lhes traz alegria e a urgência de correr atrás de uma enorme paixão que mais não é do que uma carta fechada.

Opinião:
A história inicia-se com Filipe, um escritor que faz 50 anos, no momento em que termina um novo romance. Encontra-se em Nova Iorque, por motivos profissionais e também amorosos. Combinou reencontrar-se com Isabel, o amor da sua vida nesse dia no Empire State Building. Isabel, que teve um casamento e um romance falhado. Entretanto, aparece do nada, Catarina, uma jornalista também casada, com uma relação estável, mas sem emoção, que se envolve com Jonas, um músico famoso, charmoso, e mulherengo, que não resiste a conquistar Catarina, que tenta em vão lhe resistir. Depois temos a história de Patricia e Filipe, e do reconhecimento dela que o seu casamento acabou.

Uma Noite em Nova Iorque é um romance composto por várias histórias, vários relatos e memórias que se ligam entre si pelas recordações e acontecimentos vividos. Uma mistura de personagens, cada uma com a sua história de amor. Isto tudo, muito resumido. Aliás, a sinopse que está na capa do livro revela demais, por isso aconselho a que não a leiam antes de iniciarem a leitura.

As personagens não se desenvolvem, não evoluem. Há sempre aquela sensação de "vira o disco e toca o mesmo", da primeira à última página.

A certa altura da leitura, fiquei um pouco perdida e baralhada. O autor introduziu umas passagens, que sinceramente não entendi. Não veio alterar nem acrescentar nada nem às personagens, nem à história.

Confesso que fiquei um pouco desiludida. Acho que ficou muita coisa por esclarecer. É um livro que se lê muito bem e rapidamente, porque a escrita é simples e directa, mas faltou alguma coisa. Mais emoção, talvez. Como já referi, parece que estamos a ler um resumo, um relato e não nos conseguimos ligar às personagens nem nos emocionar com elas. No entanto, quero ler mais livros deste autor português, porque li O Tempo dos Amores Perfeitos e adorei. Não tem nada a ver com este género. O que significa que o autor é bastante versátil.

Nota (escala de 0 a 10): 4
IrishGirl

Sem comentários:

Enviar um comentário