sábado, 31 de outubro de 2015

Algo Maligno Vem Aí

















Autor: Ray Bradbury
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 278
ISBN: 9789896374556


Sinopse:
O espetáculo está prestes a começar. O circo chega pouco depois da meia-noite, nas vésperas do Halloween. O que fariam se os vossos desejos secretos fossem concedidos pelo misterioso líder do circo, o Sr. Dark? O circo a todos chama com promessas sedutoras de juventude eterna e sonhos por cumprir…
Dois amigos adolescentes, Jim Nightshade e Will Halloway, são incapazes de resistir às atrações. A sua curiosidade de rapazes fá-los descobrir o segredo oculto nos labirintos, fumos e espelhos do tenebroso circo.
Inconscientes do perigo em que se veem envolvidos, uma terrível perseguição é posta em marcha e Jim e Will tudo terão que fazer para salvar as suas vidas. Mas, acima de tudo, as próprias almas... 

Opinião:
Esperava que fosse um livro que me impressionasse mais. Algo que me deixasse com recordações mas não o fez, talvez porque a expectativa era alta demais tendo em consideração que há quem o considere uma obra prima da literatura gótica.

Do que não gostei? Do estilo de escrita do autor. Demasiado floreado, demasiado poético, acima de tudo distractivo, o que me fez demasiadas vezes reler determinadas passagens para entender o que estava a ler e isso faz com que nos sintamos não dentro da história, mas sim a vaguear à volta dela. Talvez seja eu que amadureci demasiado e tenho muitas preocupações dentro da cabeça ao mesmo tempo, mas aquilo que senti é que não me consegui imiscuir-me na história e assim espremer tudo o que esperava dela. Talvez o devesse ter lido na adolescência.

Em contrapartida gostei muito, mas mesmo muito da relação pai/filho entre Charles e Will, extraordinária, realista e muito sentida. É algo que nos vai aparecendo a meio do livro, uma agradável surpresa que foi sem duvida nenhuma o que mais me manteve preso à sua leitura. Outra das coisas que me prendeu foi o relembrar da excelente série da HBO, Canivale que infelizmente foi cancelada à segunda temporada. Ambas as obras apresentavam-nos estes circos de figuras grotescas e assustadoras, muito diferente do que um circo é hoje em dia.

Este livro deveria ser negro, assustador e com muito suspense. É um pouco, mas não tanto como deveria ser muito por culpa das descrições demasiado extensas, que tornam o ritmo do livro demasiado lento e assim muito pouco surpreendente.

Em suma, um argumento que parecia excelente mas que na prática é interessante mas pouco mais do que isso. Pena.

Nota (escala 1 a 10): 6,5
TheKhan

Sem comentários:

Enviar um comentário