quinta-feira, 2 de abril de 2015

Rebelde

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Autor: Bernard Cornwell
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 355
ISBN: 9789896374716
Série: Crónicas de Nathaniel Starbuck nº 1 de 4

 
Sinopse:
No verão de 1861 os exércitos do Norte e do Sul estão à beira de iniciar a Guerra Civil Americana, precipitando também a epopeia de um rapaz do Norte, chamado Nathaniel Starbuck, e de como acabou por lutar a favor dos sulistas.
Rejeitado pela rapariga que ama e incompreendido pela sua família, Starbuck chega a Richmond, Virgínia, capital da Confederação Sulista. É salvo por Washington Faulconer, um milionário excêntrico que está a criar o seu próprio regime de elite para lutar contra os Yankees. Starbuck alista-se na Legião Faulconer, mesmo sabendo que isso poderá implicar lutar contra o seu próprio povo.
Mas não é apenas Starbuck que enfrenta semelhantes dilemas e cedo toda a América terá de se render ao caos e à dramática violência que fratura o país em dois.

Opinião:
Depois de ter lido o terceiro livro desta série, Inimigo, eis que chegou a altura de pegar no primeiro livro e tentar dar alguma ordem à leitura.
 
O curioso de lermos livros fora da ordem é que por vezes conseguimos ser surpreendidos. Tal aplica-se nesta série porque os personagens evoluíram de tal forma que o Nathaniel Starbuck de quem li em Inimigo é-me quase totalmente irreconhecível nesta obra.
 
Ou melhor, nas primeiras páginas, onde Nathaniel é quase presenteado pelo típico alcatrão e penas, a personalidade que o caracteriza em Inimigo está lá, mas ultrapassando esse momento, o protagonista está ao longo de toda a obra tão castrado pela religiosidade, que tal como disse anteriormente não parece o mesmo. Mesmo quando é obrigado a crescer pelas vicissitudes do desenrolar da história, do encontro com o "elefante"  percebemos que muito irá evoluir ao longo do segundo livro e isso acrescenta um interesse suplementar em continuar a série.
 
Esta obra gira à volta da deserção familiar de Nathaniel, um Yankee, do abandono do seminário para seguir uma rapariga que o engana, a sua integração na Legião Faulconer e no início da Guerra Civil Americana. Avança pela rejeição de Nate aos ideais que lhe são incutidos pelo seu pai, um pregador anti-esclavagista, a vida para além das restrições religiosas, uma nova paixão por uma prostituta que irá definir o seu carácter daí para a frente e o início da guerra com a famosa batalha de Bull Run.
 
O que mais me interessou foi sem dúvida nenhuma o apresentar das personagens, aquilo que tinha sentido falta no livro anterior, e gostei particularmente da introdução a Thomas Truslow e Thaddeus Bird, duas personagens marcantes.
 
Resumindo é um livro ao estilo de Bernard Cornwell, um herói mulherengo, um antagonista particular para a obra, batalhas bem detalhadas e ambientes bem descritos. Ficou a curiosidade para ler as obras seguintes, mesmo se o tema, Guerra Civil Americana, e o protagonista não me serem particularmente apelativos.
 
Nota (escala 1 a 10): 7
TheKhan

Sem comentários:

Enviar um comentário