quinta-feira, 9 de abril de 2015

A Prenda



















Autor: Cecelia Ahern
Editora: Editorial Presença
Páginas: 268
ISBN: 978-972-23-4249-0

Sinopse:
Todos os dias Lou Suffern, um arquitecto bem-sucedido de Dublin, travava uma batalha inglória com o relógio, na tentativa vã de responder às múltiplas solicitações profissionais, familiares e sociais. Vivia a um ritmo vertiginoso. O seu desejo de sucesso afastou-o do que era realmente importante na sua vida. E assim foram correndo os dias até àquela gelada manhã de terça-feira em que resolveu oferecer um café a Gabe, o sem-abrigo que costumava sentar-se perto da entrada do seu escritório. À medida que o Natal se aproxima e que Lou vai privando mais de perto com Gabe, a sua perspectiva do tempo vai-se alterando... Emocionante e divertida, esta narrativa onde está sempre presente o espírito de Natal, faz-nos reflectir sobre a importância do tempo e rever as prioridades na nossa própria vida.  

Opinião:
Ler um livro da Cecilia Ahern faz-nos sempre reflectir em algo importante, e este não é excepção.

Neste livro, a autora conta-nos a história de Lou Suffern, um homem ambicioso e muito ocupado com o sua vida profissonal. Lou Suffern leva uma vida de corre corre, uma luta constante contra o tempo, desejando e tentanto estar em dois locais ao mesmo tempo. E, nunca tem tempo para a sua família. Até que conhece um sem-abrigo, Gabe, e arranja-lhe emprego. A partir daí, Lou começa a ver a sua vida a mudar.

A escrita é, como sempre, simples e bastante fluída. Muito fácil de ler. Não há muito a dizer dos personagens. Não nos marcam, são apenas o que são. Contribuem para nos ser transmitida uma lição de vida.

A história é simples e não é novidade nenhuma. É um conto de Natal. Daqueles que já todos conhecemos. No entanto, com um toque de fantasia, a autora consegue envolver-nos, e faz-nos pensar na nossa vida e naquilo que é verdadeiramente importante para nós: as pessoas que amamos.

Este livro não é dos melhores que autora escreveu, mas mesmo assim vale bem o tempo dispensado à sua leitura.

Não resisto a deixar aqui umas passagens do livro que, na minha opinião, transmitem duas lições muito importantes para a nossa vida.

"O tempo não pode ser dado. Mas pode ser partilhado."

"Dares valor às pessoas que amamos. Reconheceres todas as pessoas especiais que fazem parte da tua vida. Concentrares-te no que é verdadeiramente importante."

Nota (escala de 1 a 10): 6
IrishGirl

Sem comentários:

Enviar um comentário