terça-feira, 7 de outubro de 2014

Em Memória de David

















Título Original: Pour David
Autor: Philippe Graton
Editora: Asa/Público
Páginas: 48

Colecção: Michel Vaillant nº67
ISBN: 9789892326054
 
 
Sinopse:
Desponta o dia nas 24 Horas de Le Mans e Michel Vaillant acaba de bater o recorde do circuito. O seu Vaillante segue agora literalmente colado ao líder, o carro nº 13, de Bob Cramer. De repente, este faz um pião e Michel não consegue evitar um choque frontal com o adversário: dá-se um terrível acidente!
Muito longe dali, em casa, nos arredores de Paris, a Sra. Vaillant acorda aos gritos, sobressaltada. O marido tenta acalmá-la e diz-lhe para tentar esquecer o pesadelo.
Mas… terá sido apenas um pesadelo? Ou terá sido uma premonição?

Opinião:
Damos aqui um salto no seguimento da colecção Michel Vaillant do Público visto o número anterior "Rali em Portugal" já ter sido apresentado aqui no blog ver Michel Vaillant em Portugal - Parte I .
 
"Em Memória de David" é um Hors-Serie. Não passa da adaptação do álbum "O Carro nº 13" ao cinema, com claramente um certo reajuste à realidade automobilística 40 depois.
 
A base é a mesma, a Mãe Vaillant tem um pesadelo com o seu filho Michel gravemente acidentado, nas 24h de Le Mans, provocado por um carro nº13.
 
Desta vez o piloto maldito não corre pela Texas Drivers Club mas sim pela Leader.
O filme "Michel Vaillant" quando apresentado foi uma desilusão. Muitos efeitos especiais mas muito pouco realismo. Vale apenas pelas imagens de corrida reais.
 
Está carregado de momentos ridículos como os exemplificados aqui nas imagens. Um Michel Vaillant que guia no circuito de La Sarthe vendado ou o organizador das 24h de Le Mans que se verga perante Ruth.
 
Se o filme é fraco, o álbum é pouco melhor. O autor consegue colar algumas das muitas incongruências que o produtor do filme criou desrespeitando a série. No fim torna-se apenas numa manta de retalhos.


Felizmente que a relação amorosa entre Michel Vaillant e Julie Wood não passou para o álbum. Mas a troca de personagens entre Bob Cramer e Dan Hawkins mantem-se bem como os momentos hollywoodescos como são o exemplo da chegada dos Vaillante à qualificação, o desenrolar do final da corrida ou a patética constante mudança de pilotos.

Em suma é um livro para entreter um público mais variado, mas que incomoda os verdadeiros fãs da série.

Nota (escala 1 a 10): 5
TheKhan

Sem comentários:

Enviar um comentário