terça-feira, 6 de maio de 2014

Na Corda Bamba

















Autor: Joanne Harris
Editora: Edições ASA
Páginas: 352
ISBN: 9789724135854                  

Sinopse:

Uma história de caça às bruxas, regicídio e frenesim religioso na França do século XVII...

Forçada pelas circunstâncias a procurar refúgio com a sua jovem filha na remota abadia de Saint Marie-de-la-Mer, a actriz Juliette reinventa-se como Sóror Auguste sob a tutela de uma bondosa abadessa. A pouco e pouco, Juliette adapta-se a tão grande mudança: ao colorido das viagens e constantes descobertas da sua vida de actriz seguem-se as novas exigências de uma existência em semi-clausura. Mas os tempos estão a mudar: o assassinato de Henrique IV transforma-se num catalisador para a sublevação em França, e a nomeação de uma nova abadessa, cuja ânsia pela Reforma não conhece limites, rapidamente destrói tudo aquilo que Juliette começara a amar na sua nova vida. Mas o pior está ainda para vir... A nova abadessa, Isabelle, é uma criança de onze anos, vinda de uma família nobre e corrupta, e faz-se acompanhar de um fantasma do passado de Juliette: disfarçado de clérigo, eis um homem que ela tem todas as razões para temer…
Tratando com subtileza um tema delicado – a religião como subterfúgio, como manobra de evasão face às dolorosas realidades da existência – Joanne Harris constrói uma história bem ao seu jeito, tocante e vívida, apaixonante desde a primeira página. 

Opinião: 
Para mim, ler Joanne Harris é sempre muito agradável. Adoro a forma como escreve. Não é uma escrita simples, é bem construída e até um pouco complexa. É sempre refrescante ler esta autora. Comprei este livro porque aproveitei uma promoção muito boa e sendo a autora quem é, nem pensei duas vezes.

Em Na Corda Bamba, Joanne Harris conta-nos uma história passada no século XVII, numa época de caça às bruxas e de fanatismo religioso. Tema, aliás, que é na realidade, bastante actual.

Para fugir de uma acusação de bruxaria, Juliete, uma actriz que integra um grupo de saltimbancos é obrigada a procurar refúgio numa abadia, onde encontra paz e sossego durante 5 anos que lhe permitem educar a filha, Fleur. Juliete, é uma mulher muito inteligente, bastante instruída para a época, e corajosa. Le Merle, o outro protagonista desta história, é um homem mau e cruel. Inteligente, cínico e manipulador, não olha a meios para atingir os seus objectivos, ou seja, vingar-se do seu maior inimigo. Estas personagens têm um carácter forte e são, aparentemente opostos, mas não conseguem ficar indiferentes um ao outro.

A narração é feita alternadamente entre estes dois protagonistas, o que torna o livro muito interessante, porque nos permite conhecer e entender as motivações e ideias de cada um deles.

O enredo desenrola-se entre estas duas personagens numa luta desmedida pelo poder. É uma luta entre o bem e o mal. Uma verdadeira peça de teatro sem ensaios, e sem rede. A autora cria um ambiente complexo de suspense, num mundo de misticismo que não nos deixa indiferentes.

Não sendo o meu preferido, gostei bastante de ler este livro. Joanne Harris tem um dom de contar histórias, por muito "estranhas" que nos pareçam, estas envolvem-nos, fazem-nos pensar e não nos largam até chegarmos ao fim.

Nota (1 a 10): 7,5
IrishGirl



4 comentários:

  1. Ois,

    Tenho mesmo que experimentar esta escritora, tenho dois livros dela por ler mas ainda não surgiu a oportunidade, Chocolate e Praia Roubada, mas pelo que percebo vale a pena :)

    Cumprimentos e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá Fiacha!
    Obrigada pelo comentário. Vale a pena ler Joanne Harris. Chocolate é uma história muito bonita e romântica. Aconselho também O Rapaz dos Olhos Azuis. É diferente da vertente mais romântica da autora, mas muito bom também.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Ois,

    Nada a agradecer :D

    Por acaso estou curioso por ler um dos seus mais recentes livros A Marca de Runas (penso ser este o nome)

    Já agora e por curiosidade, Liadan Sevanwaters diz-te algo ? É que Fiacha é um corvo que ajudou a Liadan ihihi

    Bjs e boas leituras

    Já agora o meu blog:

    http://leiturasdofiachaocorvonegro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá! Também quero ler A Marca das Runas. Mas ainda não o comprei... Pode ser que aproveite agora a feira do livro e o compre.
    É verdade! Fiacha e Liadan, dois personagens de meu livro preferido.
    Não conhecia o teu blog. Vou passar a segui-lo.
    Bjs e boas leituras.

    ResponderEliminar