sexta-feira, 7 de junho de 2013

Nora Roberts - Trilogia Irlandesa

Já passaram alguns anos desde que li a Trilogia Irlandesa, da Nora Roberts. Aliás, foi com estes livros que me estreei em Nora Roberts. É a minha trilogia preferida. Gostei tanto, aliás, como podem comprovar pelo meu nick, que decidi que qualquer dia tinha mesmo de ir à Irlanda. Infelizmente, ainda não foi possível! Mas, a esperança é a última a morrer, e ainda não perdi a esperança. De maneira, que resolvi prestar uma justa homenagem a esta autora que é simplesmente magnífica.


1º volume -  As Jóias do Sol
Sinopse:
Depois de um casamento falhado e de uma carreira desapontante como professora de Psicologia, a jovem Jude Murray sente-se no limiar de um esgotamento nervoso. Numa fuga desesperada para a frente, decide abandonar Chicago e instalar-se durante alguns meses no chalé abandonado da sua bisavó, na distante e mágica vila de Ardmore, na Irlanda. E cedo se apercebe que a sua vida nunca mais irá ser a mesma. As pessoas, as paisagens e as histórias antigas da Irlanda atraem-na de uma maneira que não consegue compreender. A sua timidez e reserva naturais diluem-se e Jude acredita que finalmente encontrou a paz e, mais importante, que se pode encontrar a si mesma. Mas há mais para encontrar: o amor de Aidan Gallagher, o fascinante, charmoso e divertido dono do pub local. E, com a ajuda dele, os segredos mais antigos de uma terra onde a magia ainda não morreu.

2º volume -  As Lágrimas da Lua
Sinopse:
Nora Roberts leva-nos até às paisagens mágicas da Irlanda, mais precisamente para a pequena e acolhedora vila de Ardmore. É aí que conhecemos Shawn Gallagher, cozinheiro do pub local, que escreve canções e vive despreocupado sem pensar no futuro ou na sua amiga de sempre: a bonita e irreverente Brenna. Brenna, no entanto, tem pensado muito em Shawn. Na verdade, ela quer mais do que apenas a amizade que sempre tiveram. E quando ganha coragem para lho dizer, Shawn é apanhado de surpresa e vê o seu mundo estável e seguro a ruir. Mas numa terra onde a magia ainda não morreu, tudo conspira para uma maravilhosa história de amor. Até as lendas do passado e os fantasmas de amores antigos...

3º volume -  O Coração do Mar
Sinopse:
Darcy Gallagher sempre acreditou na importância da fé, na força da tradição... e no poder do dinheiro. Sonha em encontrar um homem rico que a apresente a um mundo repleto de glamour e aventura, que acredita ser o seu destino. Trevor Magee, um homem de negócios com antepassados irlandeses, chega a Ardmore com a intenção de construir um teatro... e descobrir os segredos dos seus antepassados. Há muito que não acredita no amor, mas Darcy Gallagher tenta-o como nenhuma mulher alguma vez fez. Ela é maravilhosa, inteligente, sabe o que quer... e ele está mais do que disposto a dar-lho. Mas quando a sua atracção mútua se transforma em paixão, olham para os seus corações e descobrem que numa terra antiga como a Irlanda, o amor tem raízes na própria magia.

Opinião:
Nora Roberts é uma autora que dispensa apresentações. Escreve romances, policiais, fantasia... mas acho que é nos romances que ela está mais à vontade. Esta trilogia é prova disso.

Nora dá-nos aqui a conhecer a Irlanda rural, típica e tradicional, e conta-nos uma história que parece um conto de fadas. Conto de fadas porque são histórias de amor e super românticas, e além disso, introduz-nos num mundo de magia, de lendas e mitos celtas, que me fascinou completamente, juntamente com as descrições das paisagens irlandesas, das pessoas e das tradições.

Nesta trilogia, conta-nos a história dos irmãos Gallagher, donos do pub local. Aqui, todos se cruzam e se conhecem. Aidan, Shawn e Darcy Gallagher são daqueles irmãos que passam a vida a embirrar uns com os outros, mas no fundo adoram-se e são muito unidos. As suas vidas vão-se cruzar com Jude Murray, uma americana insatisfeita com a própria vida, com Brenna O'Toole, uma amiga da familia e com Trevor Magee, um homem de negócios muito rico.

São personagens bem contruídas, fortes, com defeitos e qualidades. Não deixam de ser "o ideal da perfeição", com muitas características irreais, mas para real, já basta a nossa vida, e o propósito da autora é envolver-nos num mundo mágico, com a sua escrita fluída e simples, com descrições de sonho dos ambientes exteriores e interiores.

As Lágrimas da Lua é o meu preferido dos três, pelos seus diálogos engraçados e principalmente, pelo par romântico. Shawn um cozinheiro romântico, sonhador, que vive para a sua música e Brenna, uma "maria rapaz", práctica, objectiva e decidida. Não podiam ser mais diferentes.

São, os 3 volumes, livros super românticos, intensos, mágicos. Recomendo sempre Nora Roberts para quem quer ler de uma forma descontraída, sonhar um pouco e dar uma boas gargalhadas.
É uma das melhores autoras de "romances à séria" da actualidade.

Nota (escala de 1 a 10): 8
IrishGirl

Sem comentários:

Enviar um comentário