segunda-feira, 18 de março de 2013

Sombras e Fortalezas

















Autor: Elizabeth Chadwick
Editora: Saída de Emergência
Nº de Páginas: 447
ISBN: 9789898032591
 
Sinopse:
Inglaterra, 1148. Brunin é um rapaz de dez anos marginalizado pela própria família. Uma criança reservada, é atormentado pelos irmãos e desprezado pela avó autoritária. Numa tentativa de torná-lo um herdeiro de quem se orgulhe, o pai envia-o para a casa de Joscelin, Senhor de Ludlow, onde Brunin irá aprender as artes da cavalaria. Mas, antes que o consiga, terá que ultrapassar a insegurança e as dúvidas que sente sobre si próprio. Hawise, a filha mais nova de Joscelin, cedo forma uma forte amizade com Brunin. As alianças de família forçam o seu pai, com o jovem como seu pajem, a auxiliar o Príncipe Henrique na sua batalha pela coroa inglesa. Entretanto, o próprio Senhor de Ludlow é ameaçado pelo seu rival, Gilbert de Lacy. Enquanto prossegue a luta pela coroa e o rival se prepara para atacar, Brunin e Hawise cedem à paixão.É então que as propriedades da sua família são atacadas e Brunin tem de mostrar o que aprendeu. Mas estará a jovem Hawise do seu lado, num mundo onde os poderosos raramente respeitam os ideais de cavalaria? Brunin terá que enfrentar o futuro com coragem... ou perder tudo. 

Opinião:
Este livro conta a história de duas famílias do século XII, numa instável Inglaterra medieval. Brunin, um rapazinho calado e desprezado pela família, é enviado para a casa de Joscelin De Dinan, amigo do pai para aprender a ser cavaleiro. Em Ludlow, conhece Hawise, a filha rebelde e preferida de Joscelin. Entre eles nasce uma grande amizade.

Elizabeth Chadwick apresenta-nos um romance histórico magnífico e apaixonante, bem escrito, com personagens fortes e bem construídas, baseadas em pessoas reais. Brunin encantou-me desde o início. Assistimos, ao longo da história, ao seu crescimento pessoal e ao de Hawise também. As mulheres em geral estão destacadas. Quando lemos um livro histórico, estamos habituados a ver as mulheres como seres submissos. Este mostra-nos que as mulheres, ao longo da história, sempre tiveram uma voz activa nas decisões, ainda que disfarçadamente.

É uma história emocionante, com muitas aventuras e surpresas, que nos envolve e nos faz viver um pouco as alegrias e dores de cada personagem. É uma linda história de amor, sem o dramatismo dos amores impossíveis, de amizade, honra e lealdade. É um livro que nos deixa com um sorriso nos lábios.

Existe só um problema que me deixou ligeiramente irritada. Existem algumas gralhas na revisão do livro, nota-se mais no último terço deste. Em certas cenas, há trocas de nomes de personagens e alguns erros de escrita. Não é nada muito grave, mas chateia, pelo menos a mim, que gosto de tudo perfeitinho.

No entanto, recomendo vivamente este livro.

Nota (escala de 1 a 10): 7
IrishGirl

Sem comentários:

Enviar um comentário