quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Zits - Não te Ponhas com essa Cara



 
Autor: Jerry Scott e Jim Borgman
Editora: Gradiva
Páginas: 128
ISBN: 978-989-616-433-1
Colecção: Zits nº15

Sinopse:
As personagens dispensam apresentações. As peripécias e o humor também. Mais um álbum da famosa série Zits, dos autores que conhecem como ninguém os meandros da cultura dos adolescentes e das conturbadas relações entre os pais e os filhos «naquela idade».
Gargalhadas garantidas.
 
Zits de Jerry Scott e Jim Borgman já foram publicados em mais de 1500 jornais internacionais e estão agora disponíveis em livros traduzidos em várias línguas. O humor subtil e, tantas vezes, corrosivo dos autores retrata bem o conflito de gerações entre pais, que viveram numa outra conjuntura histórica, e filhos que vivem na conjuntura da Globalização das novas tecnologias e do consumo desenfreado. A forma sarcástica como o protagonista, Jeremy, é representado faz-nos, muitas vezes, compreender com boa disposição as angústias e as indecisões de muitos adolescentes e os constantes conflitos com os seus pais. A falta de comunicação é-nos apresentada como um dos problemas que subjaz a estas situações de corrente conflitualidade parental.

Opinião:
Desde a edição de Amuado, Aluado, Tatuado, (Coitado...) em final de 2007, o Zits nº 12, que tivemos de esperar por meados de 2011, para vermos editada nova compilação de tiras originais de Zits neste álbum nº15. Isto porque os livros nº 13 e 14, foram compilações temáticas de tiras já editadas em álbuns anteriores.

A espera foi longa, mas pelo Jeremy Duncan vale sempre a pena. Jeremy é tudo o que os adolescentes têm de melhor e de pior, o que pensando bem... é a mesma coisa.

Zits, que traduzindo significa borbulhas, é uma série de tiras de BD que começou a ser editada em 7 de Julho de 1997, passando já por mais de 1500 jornais e que se mantém em publicação.

Jeremy é um adolescente que ao longo da série já cresceu, passou dos 15 para os 16 anos. A grande diferença é que já conduz... como se não desse já preocupações a mais aos seus pais, Connie e Walt. As personagens complementares continuam lá, Hector o melhor amigo, mas que por acaso, me perece que tem aparecido com menos frequência, Pierce o rapaz dos "milhares" de piercings (que tem neste álbum as tiras mais hilariantes, a meu ver, nada de spoilers, vejam a página 24), Sara, a namorada que deixa de ser e volta a sê-lo várias vezes ao longo da série, D'ijon a namorada de Pierce e Richandamy o casal de namorados mais "uno" da história, entre outros.  
 
Normalmente não sou um grande adepto das personagens principais das obras, mas neste caso é diferente, adoro o Jeremy, é um óptimo exemplo, a sério, não que os meus pais alguma vez merecessem que eu fosse assim com eles, mas existem tantas outras pessoas no mundo, que hoje já longe da adolescência, tanta vontade me dão de lhes responder à "Jeremy".
 
Quanto a este álbum em si, nem é melhor nem pior que os outros. É mais do mesmo e isso é bom. Que os autores tenham inspiração suficiente para manter viva esta série, o que não será fácil pois os temas não são muito vastos, mas que para já vai sendo óptimo para dar umas boas gargalhadas.
 
Aproveito para deixar uma tira como aperitivo:


Sei que no passado esta série foi publicada no Jornal de Notícias. Como não sou comprador do jornal, muito sinceramente não sei se ainda se mantém. Se alguém for capaz de o confirmar, fica aqui desde já o meu agradecimento.
 
Os livros são editados nos EUA em dois formatos diferentes, os Sketchbooks de 128 páginas como este, normalmente com tiras originais excepção feita aos dois álbuns mencionados acima e os Treasuries, livros maiores, que em norma são dois sketchbooks num álbum só mas, e isto era interessante que a Gradiva tivesse em conta, existem dois Treasuries que foram editados em 2009 e 2012 respectivamente, de tiras originais com os títulos de My Bad (ISBN 978-0740780905) e Triple Shot, Double Pump, No Whip (ISBN 978-1449423100) e que os fãs da série em Portugal certamente ficariam gratos se fossem por cá editados.




Nota (escala 1 a 10): 8, não para este livro em especial, mas para a série toda.
TheKhan

Sem comentários:

Enviar um comentário