domingo, 24 de fevereiro de 2013

Téméraire - O Trono de Jade

















Autor: Naomi Novik

Editora: Editorial Presença
Páginas: 332
ISBN: 978-972-23-4023-6
Colecção: Temeraire Series Book 2 of 9

Sinopse:
Will Laurence e o seu magnífico Téméraire encontram-se em grandes apuros. Na longínqua China, descobriu-se finalmente que o ovo destinado a Napoleão caiu nas mãos erradas, e agora uma imponente embaixada deslocou-se à Grã-Bretanha e não pretende ir-se embora sem recuperar um dos seus dragões mais raros e valiosos. É assim que Laurence e Téméraire iniciam uma longa viagem para o Extremo Oriente, porém mal fazem ideia daquilo que os espera na corte do Imperador… Conseguirá o leitor acompanhá-los nesta aventura?

Opinião:
Dando seguimento ao Dragão de Sua Majestade, iniciei a leitura de O Trono de Jade, aproximadamente um ano depois da leitura do primeiro episódio.

Não sei se é por começar a ter uma memória não tão fresca como anteriormente, mas confesso que tive bastante dificuldade em identificar as personagens, não as principais, mas as complementares, neste livro. Na realidade não me parece que seja apenas culpa da minha memória, mas também porque a autora introduz os vários personagens de uma forma demasiado directa, ou direi vaga, pois nomeia-os na história, sem nos relembrar minimamente qual o seu papel na trama.
Passei o primeiro terço do livro a tentar recordar que importância tiveram estes no livro anterior, até que desisti, pois a maior parte deles pareceram-me pouco mais do que meros peões.

O livro evolui, tal como indica a sinopse, durante uma longa viagem ao Extremo Oriente, e longa é o termo correcto, pois não evolui mas sim arrasta-se ao longo dessa viagem que peca em acontecimentos que nos prenda ao livro.

Ao contrário da obra anterior que se movia à volta do crescimento de Temeraire e do seu relacionamento particular com Laurence, este foca-se maioritariamente em dois pontos distintos. O choque cultural entre os Ingleses e Chineses e, não esquecendo a origem marítima de Laurence, a vivência num barco de guerra na época napoleónica.

Se o tema marítimo não é apresentado de uma forma verdadeiramente apelativa, o choque cultural alcança uma profundidade que vai bem além do dos humanos.
A passagem pela costa africana serve de chamada de atenção para o paralelo entre escravidão humana, com os diferentes tratamentos/relacionamentos existentes entre os chineses e ingleses, com os dragões.

Sendo este o tema principal deste livro, sofre de um desenvolvimento com um ritmo demasiado passivo ao longo da maior parte da obra, mas que ganha maior vivacidade no final do livro, recuperando assim algum do interesse que se obtem com a primeira obra.

Se este fosse o primeiro livro da colecção, talvez não tivesse sentido interesse em continuar a mesma, sendo o segundo, é na minha opinião um passo atrás em qualidade, mas vamos esperar que o terceiro livro devolva alguma da vivacidade perdida.

Nota (escala 1 a 10): 6 pela qualidade das 2 personagens principais senão seria 5.
TheKhan

Sem comentários:

Enviar um comentário