quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Dragões de uma Noite de Inverno

Autor: Margaret Weis & Tracy Hickman
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 402
ISBN: 9789896375300                          
Série: As Crónicas de Dragonlance nº 2

Sinopse:
Os nossos heróis venceram uma batalha, mas não venceram a guerra pelo destino de Krynn. Os servos de Takhisis, a rainha dos Dragões, estão de volta e os povos de todas as nações precisam de lutar para salvar os seus lares e manter a própria liberdade. Mas há muito que as raças estão divididas pelo ódio e preconceito. Guerreiros elfos e cavaleiros humanos lutam entre si e a guerra parece estar perdida antes de começar.

Forçados a separarem-se pelos acontecimentos, passará ainda algum tempo antes que os nossos heróis se reencontrem. Perseguidos por estranhos sonhos e profecias sinistras, o grupo parte em busca das misteriosas e lendárias orbe e lança do dragão.

Conseguirão, juntos, fazer frente às trevas? E será possível para um cavaleiro caído em desgraça, enfrentar, à pálida luz do inverno, as forças de Takhisis?

Opinião:
Após a leitura do primeiro livro das Crónicas de Dragonlance fiquei sedento da sua continuação.
Ao Outono segue-se o Inverno e tal como a estação este livro é mais frio. Frio não por ser pior, de maneira nenhuma, frio porque é mais evoluído, mais distante e misterioso, perde um pouco da sua animação para um público mais adolescente e amadurece na narrativa e na sua complexidade. É mais adulto.

E o que contribui grandemente neste livro para o aumento do mistério, é que ao contrário do anterior, neste, o grupo de aventureiros, ou heróis das crónicas, se vão dispersando no mapa. Assim o desenrolar dos acontecimentos o obriga, e se o mistério aumenta, a dispersão também nos permite conhecer melhor a personalidade de algumas das personagens, menos desenvolvidas anteriormente.

Ao exemplo do livro anterior, a narrativa é enriquecida por momentos verdadeiramente extraordinários e vibrantes, dos quais tenho de destacar a chegada a Silvanesti e aos sonhos ou visões experimentadas por todos os elementos do grupo. Este é para mim o momento mais poderoso da série até ao momento. Tanto gostei que terminei o livro e voltei atrás para o ler novamente.

Mais uma vez o livro vive das suas personagens, que são o ponto forte da série. Continuam a transmitir-nos sentimentos e tornam-nos incapazes de não nos envolvermos com elas nas aventuras e ficarmos indiferentes ao que lhes vai acontecendo.

Somos também premiados com a chegada de novos personagens, alguns de grande importância, servem para criar uma áurea misteriosa no desenvolvimento da narrativa e que certamente terão papeis importantes no futuro. De notar também o reaparecimento de uma das personagens mais divertidas da série e que em parceria com o kender Tass é protagonista de momentos verdadeiramente hilariantes na chegada ao mundo dos gnomos.

Há livros que consideramos demasiado extensos, com excesso de descrições, que muitas vezes nada trazem de positivo à narrativa. Com este livro senti o contrário, estranhei alguns dos saltos que são dados na história, como exemplo, a viagem dos companheiros até ao Castelo de Muralha de Gelo. Toda a viagem e o resultado dela descrito numa canção de duas páginas? Os autores que me desculpem, mas para mim é demasiado curto. Até porque as "canções" irritam-me um bocado, seja aqui ou em "O Senhor dos Anéis". Tendencionalmente leio-as com pouca atenção.

Se no primeiro livro, achei que o final merecia mais umas 20 páginas, penso que este livro, poderia ter perfeitamente mais 150 páginas de descrição dos acontecimentos vividos pelos personagens principais, que só teria a ganhar.

E para o fim, o fim. Que final poderoso, de um dramatismo, apesar de espectável, muito bem conseguido e de lágrima ao canto do olho. De salientar que o aspecto romântico cresce bastante neste livro, Caramon e Tika, Tanis e Laurana e Kitiara, Gilthanas e Silvara e Sturm e Alhana. São condimentos que vêm enriquecer a obra.

É o amor e a amizade que dão a esperança nos momentos finais do livro e que lembram o leitor que após o Inverno vem a Primavera.

Este livro leva a mesma nota que o anterior, apesar de mais adulto e consistente pecar pelos tais momentos que mereciam maior descrição.

Ahh quase me esquecia, apeteceu-me escrever esta opinião da forma como os gnomos falam mas provavelmentedepoisninguémairialer.

Nota (escala 1 a 10): 7,5
TheKhan


Opinião:
Este é o segundo livro de As Crónicas de Dragonlance. Já passou sensivelmente um ano desde que li o primeiro volume e confesso que por causa disso custou-me bastante o início deste livro. Apesar de ter gostado do primeiro, já não me lembrava de como tinha terminado e demorei um pouco a "localizar-me". No entanto, depois do problema inicial, o livro prendeu-me até ao fim. 

Neste volume, o grupo de amigos separa-se e a aventura continua a um nível muito superior ao primeiro. Com a separação do grupo, os autores conseguiram dar mais visibilidade a algumas personagens e adensar o mistério. Existe muita coisa que ainda desconhecemos do mundo de Krynn. 

O ponto forte deste livro são as personagens. Não há como não gostar delas. Cada uma com as suas características. Obviamente que gostamos mais de umas do que outras. No entanto, nota-se um amadurecimento nas personagens ao longo da narrativa, que nos envolve e não nos deixam indiferentes.

O enredo desta história é mais "dark" e desenvolve-se a um ritmo muito rápido. Os autores deram um tom mais maduro, mais adulto ao livro, que só trouxe benefícios a esta aventura.

Destaco dois momentos na história que me marcaram por razões diferentes. A chegada ao monte Deixalá, a terra dos gnomos, foi um dos pontos mais cómicos do livro. O kender Tass e o Fizban juntos são do melhor que há. A batalha final com o Cavaleiro Sturm, que personifica tudo o que um cavaleiro deve ser, e com Laurana. Este final foi simplesmente espectacular. Não consegui parar até chegar ao fim. Envolveu-me de tal forma que não pude evitar algumas lágrimas.

Adorei o livro e estou ansiosa por continuar esta aventura no terceiro livro.

Nota (escala 1 a 10): 7,5



IrishGirl

Sem comentários:

Enviar um comentário